terça-feira, 28 de junho de 2016

Resumo da 3ª Etapa em Santa Cecília - Domingo

Domingo estava gelado! Os treinos só começaram as 10:30 por causa da neblina que estava na pista. No WarmUp da TCC tudo certo com o carro, marcamos o segundo tempo da B. Demos mais uma calibrada nos pneus e deixamos tudo pronto para a 2ª bateria.

Largamos em 6º na geral e 1º na B, o fuscão largou bem chegamos a passar o gol na largada mas como fiquei por fora acabei perdendo a posição. A corrida ficou nessa por umas 10 voltas. Tentei manter uma certa distancia do gol que estava logo atrás. Nas ultimas 4 voltas o chevette conseguiu passar o gol e encostar no fusca, até nesse ponto estávamos virando em volta de 1:30, 1:29. Quando vi que seria difícil manter a posição apertei o passo e as ultimas voltas foram alucinantes! Um pega animal! Baixei o tempo de volta para 1:27.5.

A ultima curva foi apertada, estiquei o velho 1600 até os 7pau de segunda e terceira! Tudo que deu!! e cruzamos a linha de chegada com meio carro de vantagem (2 décimos de diferença)!

Gostaria de destacar o jogo limpo dos competidores nessa etapa! Sem toques, braço mesmo!

E, também, agradecer ao meu pai Laercio! Que se dedicou muito no curto tempo entre as etapas. OBRIGADO!!






Fotos: Jimmi Torres

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Resumo da 3ª Etapa em Santa Cecília - Sábado

Acostumado com 60ºC aqui em Joinville, sentimos uma diferença drástica de temperatura la em Sta Cecília, mas no meio da manhã já estava melhor. O treino livre foi bom até o freio acabar, as lonas traseiras não estavam retornando e com isso os freios traseiros ferveram. Ainda assim fizemos o segundo tempo 1:31.287. Ao retornar para os boxes, meu pai já sabia o que estava acontecendo e rapidamente recalibrou as molas de retorno dentro dos tambores.

No treino classificatório baixamos o tempo para 1:30.006 e marcamos o 3º tempo na B e 9º na geral, sem imprevistos nesse treinos.

Na bateria de sábado usamos a ótima tração do fuscão pra dar um pulo e passar um de nossos adversários. Uma volta depois conseguimos superar o chevette 35 na saída do "cata-vento". Agora pensa num pega que durou 13 de 15 voltas, com a "chevetera" raspando o escape do 71! Aguentamos até o final, finalizando em 1º na B e 6º na geral!!

Um bom começo! Sem grandes imprevistos. Fizemos uma pequena revisão no carro e guardamos no box para domingo!






Fotos: Jimmi Torres

quarta-feira, 22 de junho de 2016

22 de Junho Dial Mundial do Fusca!

"O que se pretende com esta data 22 de junho Dia Mundial do Fusca. Ter um dia de referência para comemorar o carro mais simpático e vendido do mundo, o carro que foi eleito o Carro do Século e o carro que foi eleito por seus milhões de admiradores para ser o seu objeto de estimação."

Segue o precioso da família! Apenas para domingos de sol!





segunda-feira, 20 de junho de 2016

Comando Relíquia

Abrimos o motor hoje e descobrimos o que aconteceu, comando quebrou em dois... Fora isso nenhum outro estrago. Agora é limpar e montar.

O único entristecimento é que esse comando que quebrou era usado no quatro-portas 88 na década de 80, uma relíquia, era um comando muito bom de media e alta. Uma pena. talvez mandaremos fazer uma cópia.


sábado, 18 de junho de 2016

E o motor se foi...

Estávamos animados (eu e meu pai) para colocar os motores mais uma vez no dianomômetro pra dar umas aceleradas pra deixar tudo pronto para Santa Cecilia.

Mas depois de 1 dia inteiro apanhando com uma maldita falha onde o cilindro 1 não acendia de jeito nenhum... O motor quebrou... provavelmente comando, não sabemos ainda. Foi um dia daqueles que era melhor ter ficado na cama.

O pior que depois de ter trocado todos os componentes móveis disponíveis, até tirando o cabeçote pra dar uma olhada, remontado, feito aquela bagunça na oficina, óleo pra todo lado... encontramos o problema... o carburador dos cilindro 1 e 2 estava com o canal da progressão entupido... e não foi por falta de limpeza, porque desmontamos umas 50 vezes o carburadores pra limpar...

Bom... era isso, o que da pra tirar de bom disso é que quebrou na oficina e não na pista...


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Lavação + Revisão

Boa noite, vamos começar com a lavação... Seu Laercio comentou comigo o seguinte, no final da bateria de domingo, como sempre os carros são pesados, e na balança marcou 891kg sendo que, o normal no final das baterias fica em torno de 825kg... Ai eu parei pra pensar... não posso ter engordado 66kg do sábado para domingo... até porque o almoço do sábado foi uns espetinhos de frango e no domingo só comemos após a corrida, hmm... então porque? A resposta veio na segunda de manhã quando o pessoal do posto de caminhões se recusou a lavar o fusca! #MASOQUE. Foram 66kg de barro tirados na mão pelos Laercio's. O mais legal era que tava frio e chovendo... Tipico dia em Joinville...

Mas agora falando na revisão, tiramos o motor e caixa. O motor parecia estar bem, mas na parte de trás um escorrido de óleo vindo do radiador do bloco. Serviço será encontrar um desse modelo... Desmontamos a caixa de cambio e verificamos muita sujeira e pedacinhos de metal no imã no fundo dela. Primeiro tiramos o diferencial com eixo e tudo, caixa satélite fundida... a m#### patinou tanto que fundiu a P#### toda... OK... vamos desmontar as engrenagens e verificar porque a segunda escapava. Nessa altura o Laercio já tava desistindo do conjunto e pensando em trocar o conjunto de 1ª e 2ª, mas durante a verificação foi visto que foi uma arruela abaulada que quebrou, uma das que faz o conjunto voltar depois de ser pressionado. Peças trocadas e caixa revisada no lugar.

Essa semana foi dado um talento na fuque. que está guardada aguardando os amortecedores serem revisados pelo Regi e Eddy. Ah! Foi feito uns retoques na pintura pra esconder os machucados e o motor vai pra faca, revisão completa de bronzinamento.

Estamos aguardando pela próxima etapa em Santa Cecília nos dias 25 e 26 de junho.




sábado, 11 de junho de 2016

Resumo da etapa de São Bento pt2

Domingão frio! Mas não tão frio como sábado. Demos um boa engordada nas progressões pra ver se limpava o motor nas saídas das curvas mais lentas. Até rendeu mas depois que a temperatura do motor subiu bastante o problema voltou a acontecer.

Largamos no final do grid, na largada chegamos no chevette e ficamos pressionando, mas (novamente) o para-brisa sujou e dessa vez os limpadores não deram conta... O resultado foi uma bela barranqueada e também uma volta perdida até conseguir chegar nos boxes. Finalizando novamente em sétimo...

Somando a frente toda recolhida devido a saída da pista, mais a caixa de cambio que estava me deixando na mão pois começou a escapar a segunda do nada e mais um monte de outras coisas... Levando a crer que esse final de semana não era pro Fusca...

Mas corrida é assim, vamos ver se dias 25 e 26 damos uma recuperada!






Fotos: Jimmi Torres

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Resumo da etapa de São Bento pt1

Sábado frio, mas frio, neblina na pista e lama pra todo lado. Organização? Onde? Na entrada do autódromo barraram meu pai, mesmo ganhando 4 credenciais com a inscrição tive que gastar mais 30 reais para comprar uma credencial desnecessária para acesso aos boxes. Quase ficamos sem box... por sorte um dos pilotos do Roger Preparações desistiu na ultima hora e ele nos deixou usar.

A Pista? Lisa, sem aderência nenhuma, o fusca patinava de 2ª, 3ª e 4ª, em linha reta... e na bateria de sábado, ainda pra ajudar, apareceu uma falha nas saídas de curvas... o motor quase desistia em curvas mais lentas. E como se não estivesse ruim o suficiente nas voltas finais o para-brisa fechou de barro... rendendo uma volta bem lenta torcendo para os limpadores funcionarem... Finalizando em sétimo.

Mas espere! Ainda tem domingo...






Fotos: Jimmi Torres